Green Descarte

A GreenDescarte é uma iniciativa social que visa estabelecer a consciência do descarte correto de resíduos perigosos na população do município de Pentecoste-Ceará, evitando assim que eles cheguem ao lixão local. O primeiro projeto iniciado, descarte de pilhas e baterias, busca propor alternativas de manejo ambientalmente saudáveis desses resíduos que, ao serem descartados incorretamente, podem liberar metais pesados que contaminam o solo, corpos hídricos, plantas, animais e humanos. Utilizamos as redes sociais para realizar a divulgação de cartazes ambientais sobre os locais de descarte voluntário de resíduos e a importância dessa iniciativa. Hoje temos um local de descarte em uma escola profissionalizante e em uma gráfica digital, que colaboram com o projeto. Futuramente, pretendemos criar um aplicativo mobile para mapear os pontos de descarte, promovendo interatividade entre os usuários, e atrair cada vez a população aos objetivos do projeto, imprimindo o consumo sustentável do povo.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
O município de Pentecoste/Ceará tem buscado se adequar às exigências da Lei 12.305/2010, no que diz respeito à implantação de políticas públicas para melhorar a gestão dos resíduos sólidos urbanos e percebe-se que muito ainda precisa ser feito. Uma dessas exigências é o cumprimento da logística reversa de resíduos perigosos, que devem retornar para a cadeia produtiva de onde foram originados. Dentre esses resíduos perigosos, identificamos que as pilhas e baterias de eletrônicos são normalmente descartados pela população sem qualquer discernimento sobre os impactos ambientais que esses resíduos podem gerar ao meio ambiente e à saúde pública. Isso se deve, principalmente, à ausência de educação ambiental e de consumo sustentável no município, o que é preocupante no cenário climático global que estamos vivenciando.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Até o final do ano de 2019, espera-se que 1000 pessoas de Pentecoste descartem pilhas e baterias nos pontos de coleta credenciados (100 kg); aumente para 10 pontos de descarte de pilhas, baterias e também remédios vencidos. Espera-se ainda a criação do aplicativo mobile para facilitar a logística do cidadão que deseja descartar seus resíduos no ponto mais próximo de sua residência. Por fim, ministrar 5 oficinas nas escolas públicas do município sobre consumo responsável e descarte consciente.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
3- Materiais sustentáveis – Consumo Responsável (ODS 12) / Luta contra a Mudança do Clima(ODS 13) / Vida submarina e ecossistemas terrestres (ODS 14 e 15).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
A equipe é composta por dois graduandos em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Ceará que anseiam em intervir positivamente na área ambiental do interior do Estado do Ceará. Temos total expertise técnica para desenvolver soluções de engenharia que tenham interesse em aliar a dinâmica urbana de consumo e descarte de produtos e a construção da consciência ambiental. Em toda a região cearense política do Litoral Oeste, na qual está inserida a cidade de Pentecoste, não identificamos nenhuma iniciativa que se preocupasse em contribuir para a aplicação do instrumento da logística reversa de pilhas, baterias e remédios vencidos, oferecendo-lhes uma possibilidade de serem descartados de maneira ambientalmente correta, sem prejuízos para o meio ambiente e à saúde pública. Pretendemos implementar outro instrumento tecnológico importante para facilitar o acesso e a logística da população para descartarem seus resíduos identificando os locais credenciados a partir do Smartphone através de um aplicativo mobile, além de poder interagir com os demais usuários do aplicativo por meio de upload de fotos durante o descarte.
Nombre y apellido representante del equipo
Francisco Lucas da Silva Gomes
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Green Descarte"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a FRANCISCO LUCAS DA SILVA GOMES a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Excelente iniciativa.
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigado Edinando, pelo apoio dado à nossa iniciativa.
Responder
Reportar
hace 4 años
Parabéns lucas eu apoio sua causa.
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigado pelo seu apoio Vanderlene, sua contribuição é muito importante para nós.
Responder
Reportar
hace 4 años
Parabéns, Lucas! Você é muito comprometido com o que faz, todo sucesso do mundo. O nosso município anseia por jovens como você!
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigado Tatiana. Você também faz toda diferença no seu trabalho de resgatar vidas da marginalização social (se assim posso chamar). Aqui somos repletos de lideranças como eu e você.
Responder
Reportar
hace 4 años
Vamos junto mudar Pentecoste... Juntos podemos mais!!!
Responder
Reportar
hace 4 años
Com certeza Liliane, vamos sim. Conto com seu apoio nas ações futuras que realizaremos nos bairros de Pentecoste. Obrigado pelo carinho.
Responder
Reportar
hace 4 años
É isso ai Lucas, a União faz a força, Pode contar comigo irmão.
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigado meu irmão Gabriel. Juntos iremos contribuir para o melhor do nosso município. Obrigado pelo seu apoio.
Responder
Reportar
hace 4 años