Monitores das Ilhas do CEP - PR.

O projeto consiste em trabalhos realizados com as turmas do Ensino Fundamental nas escolas das Ilhas do Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP), com dinâmicas que promovem o conhecimento, a importância e a preservação dos ecossistemas da região. A coleta de resíduos nesses ecossistemas terá como diferencial a contabilização do lixo de acordo com o local de origem, sendo a maioria deles provindos pelos descartes dos navios que atracam no porto de Paranaguá e chegam nas ilhas através da dinâmica fluvial que acontece dentro do estuário. Durante o projeto serão realizadas campanhas de dados oceanográficos, parâmetros químico-físicos, que interfiram na saúde e qualidade da água dentro do CEP, responsáveis por prejudicar as diversas espécies que habitam esta região. Os resultados encontrados no projeto servirão para a elaboração de cartilhas de conscientização ambiental, contendo os trabalhos realizados, os dados obtidos e as possíveis soluções para os problemas identificados.
Problema que resuelve su propuesta
O objetivo principal deste trabalho é promover atividades de educação ambiental com as crianças das ilhas do CEP, disseminar conhecimentos técnicos sobre os ecossistemas costeiros e divulgar os resultados para aumentar a consciência ambiental de moradores, turistas e empresários da região. Com isso, o projeto afeta toda a comunidade local, uma vez que estreita os laços entre a comunidade científica e a comunidade tradicional. Visto que nos últimos tempos a descrença em conhecimento científico aumentou muito no nosso país, o acesso às informações técnicas se faz necessária para uma maior credibilidade na ciência, além de unir conhecimentos técnicos e tradicionais que é tão importante para a mesma.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Através do trabalho da educação ambiental e de capacitações sobre a realidade oceânica nas comunidades, teremos como resultado uma sociedade mais consciente e intimamente conectada buscando o objetivo de unir esforços de diversos setores para reverter o ciclo de fragilização da saúde dos oceanos, e de buscar ideias e soluções para obtermos cada vez mais um desenvolvimento sustentável.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A Maris auxiliou no projeto “Construção do conhecimento científico com o protagonismo infanto-juvenil nos ecossistemas costeiros do Paraná”. O objetivo principal era a conscientização ambiental e a formação de monitores de praia para diagnóstico ambiental e de mudanças climáticas nos ambientes costeiros. Além disso, somos uma empresa júnior de oceanografia proporcionando um interesse e dedicação exclusiva em todos os assuntos que envolvem o oceano, buscando também um olhar empreendedor por trás da ciência e desmistificando a ideia de que ciência e o empreendedorismo não podem trabalhar em conjunto. Como sabemos, neste ano se iniciou a década dos Oceanos, declarada pela ONU em 2017, que por sua vez trará mais visibilidade para as ciências oceânicas e pretendemos nos engajar muito para contribuir com esta iniciativa.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Monitores das Ilhas do CEP - PR."

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Maris Empresa Junior de Oceanografia - UFPR a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario