Quem plantou? Quem colheu?

27
18
O projeto audiovisual "Quem plantou? Quem colheu?" surge diante de duas problemáticas locais: elevada contaminação das águas da bacia hidrográfica do rio Itabapoana por agrotóxicos e a dificuldade em conectar o campo e a cidade para promover o consumo de produtos da agroecologia familiar. A princípio, observamos que 27 diferentes agroquímicos estão presentes nas amostras de água da região, impactando diretamente a saúde da população e a biodiversidade aquática dos rios e mares. Nesse sentido, a produção agroecológica, que tem como princípio a elaboração de sistemas agrícolas ambientalmente sustentáveis, é uma excelente alternativa para redução da contaminação da água. Contudo, a população do rural tem dificuldade de se comunicar e promover seus produtos nas redes sociais. Assim, utilizaremos do storytelling e da mídia digital para sensibilizar, informar e mobilizar a população local para o consumo de produtos da agricultura sustentável.
Problema que resuelve su propuesta
O projeto afeta positivamente os produtores rurais que utilizam práticas de agricultura sustentável, bem como os consumidores da bacia hidrográfica do rio Itabapoana, além da biodiversidade afetada pelo despejo de agroquímicos na região. Diante disso, co projeto tem potencial impacto nas famílias com maior vulnerabilidade social, como a redução da insegurança alimenta e melhoria da qualidade da saúde da população, além de promover a redução da contaminação das águas. Desse modo, as principais causas para o desenvolvimento da iniciativa, estão na desinformação da população local acerca dos impactos da agricultura convencional e da pouca inclusão digital no campo, o que prejudica ainda mais os pequenos produtores agroecológicos. Assim, todas essas problemáticas precisam de resposta, de incentivar o plantio sustentável e consumo saudável de alimentos e movimentar a economia local, para podermos cumprir com nosso dever de proteger as águas e toda a vida que dela depende.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A elaboração de uma série audiovisual que conte a diversidade de histórias das centenas de produtores agroecológicos da bacia hidrográfica do rio Itabapoana para serem divulgadas nas redes sociais visa o aumento do consumo de alimentos da agricultura sustentável. Essa valorização traria uma cadeia de impactos positivos para a região, começando pelo aumento da segurança alimentar e redução riscos à saúde humana. Por conseguinte, a renda das famílias produtoras seria fortalecida, reduzindo a vulnerabilidade social e incentivando que outros produtores se tornem adeptos da agricultura sustentável. Além disso, reduziria a contaminação aquática que provoca devastação da biodiversidade dos rios e mares, a da magnificação trófica, que se eleva consideravelmente até os oceanos, atingindo os animais do topo da cadeia alimentar com elevados níveis tóxicos.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Acreditamos que boa parte da população está adormecida em estado de desinformação e indiferença. Esse cenário permite que tamanha desigualdade social e devastação ambiental se sustente no Brasil. Ademais, sabemos que contar histórias, além de informar, promove empatia e rompe com a indiferença, mobilizando para a ação e a mudança. Além disso, a nossa equipe é integrante da REDI, uma ONG cujo nome significa "Reflorestamento e Ecodesenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana", um rio que percorre três estados do sudeste do brasileiro (Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espirito Santo). Nossa ONG atua no contexto socioambiental de toda a bacia do Itabapoana, que deságua no Oceano Atlântico. Somos um grupo que rompeu com indiferença e entende a importância da preservação de todas as formas de vida.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 2: Fome zero

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Quem plantou? Quem colheu?"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Isabela a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Visibilidade aos pequenos agricultores, práticas sustentáveis, alimento de qualidade na cidade e melhores condições de vida para aqueles que vivem do campo. Parabéns!!!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Bela iniciativa! Agroecologia só é eficiente se tem para onde ir a produção. Certamente os produtores precisam de colaboração na utilização das redes sociais!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito bom! Todo apoio à ideia!
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente iniciativa! Precisamos de mais iniciativas para segurança alimentar e nutricional. Sucesso!!! Que tal uma legenda em espanhol para ampliar o público?
Responder
Reportar
hace 2 años
Acabamos de adicionar legendas em espanhol, obrigada pela dica
Responder
Reportar
hace 2 años
Obrigada
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns pela iniciativa e sucesso a esse Projeto tão necessário!
Responder
Reportar
hace 2 años
Espetacular .... Melhorar a qualidade dos alimentos para a população e a economia dos produtores faz toda diferença para o mundo que nós queremos.....
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto de características efetivamente política, pois comer é um "ato político". Parabéns!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Ótima iniciativa da ONG REDÍ. Precisamos apoiar e incentivar a Produção Agroecológica e nos comprometer com a sustentabilidade, sem prejuízos ao Meio Ambiente. Lindo, didático e importantíssimo vídeo! Parabéns!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns! Torcendo aqui.
Responder
Reportar
hace 2 años
Os mais sinistros, auuuuu
Responder
Reportar
hace 2 años
Na torcida por vocês! Excelente ideia ?
Responder
Reportar
hace 2 años
Juntos pelo Itabapoana ??
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente ideia
Responder
Reportar
hace 2 años
Torcendo por vocês! ??
Responder
Reportar
hace 2 años
Boa sorte pessoal, excelente ideia ♥️
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente ????
Responder
Reportar
hace 2 años