Projeto artemar

Realização de uma iniciativa inovadora de formação não formal com jovens da costa brasileira para atuarem na transformação dos ambientes marinhos e costeiros por meio da educação ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades, junto a inclusão social. Dessa forma fomentar a criação de ações colaborativas e transformadoras utilizando a arte e o protagonismo dos jovens como fio condutor deste processo. Considerando ainda, as demandas recentes apresentadas pelo lançamento da década dos oceanos, de reconectar as pessoas ao oceano e ser um agente de mudanças para o desenvolvimento, cumprindo, assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sabendo que a oportunidade para promover as mudanças necessárias estão nas mãos dos jovens.
Problema que resuelve su propuesta
O projeto busca tornar os jovens dos ambientes costeiros mais conscientes com relação ao oceano, e assim entender de que forma suas ações refletem no ambiente, ao passo que entendam a forma como o oceano influencia seu cotidiano. Além disso, torná-los próximos tutores para que possam expandir o conhecimento não só com sua comunidade, mas com pessoas de outros lugares, garantindo um ciclo de preservação e aprendizagem, promovendo o empreendedorismo, a criatividade, o uso de tecnologias e a inovação como motores de mudança social, tornando os jovens nos protagonistas do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Com isso buscamos gerações que saibam da importância da preservação do meio ambiente, em especial o meio marinho, que é muito pouco conhecido e estudado. Desse modo, em um futuro próximo, o oceano e o homem viverão em harmonia, sem desequilíbrios ambientais.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Mesmo o Brasil sendo um país com uma grande extensão litorânea, a comunidade não se envolve em questões ambientais voltadas às ciências do mar. Portanto, o projeto visa engajar os jovens no sentido de empreender esse conhecimento, e então formar profissionais embaixadores do mar que poderiam atuar como representantes da sua comunidade no futuro. Para isso, o projeto se encarregará de advogar para que os governos gerem políticas públicas de apoio ao empreendedorismo e à inovação social, envolvendo os jovens em todas as fases e demonstrando a importância da colaboração público-privada.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Os integrantes são jovens estudantes que se conheceram através de um voluntariado relacionado à conservação marinha, sendo assim todos já estavam envolvidos nas ciências do mar. Vendo a necessidade de trazer a comunidade para discutir temas que ainda ficam muito restritos nas universidades, a solução que encontramos foi trabalhar com jovens para que então se apropriem desses assuntos. Desse modo, o projeto visa aproximar os jovens de redes de organizações, universidades, organizações internacionais e setores públicos e privados que promovam o empreendedorismo, a criatividade, o uso de tecnologias e a inovação como motores de mudança social.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 4: Educação de qualidade
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto artemar"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Bruna Gratival a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Parabens
Responder
Reportar
hace 2 años