Biodiversidade, quem se importa?

O presente projeto tem como objetivo estimular o debate de temas ambientais nas escolas, de modo a favorecer o exercício da cidadania, e produzir materiais como textos e vídeos por meio da interação da comunidade acadêmica com alunos e professores do ensino médio. Um levantamento será realizado para avaliar os conhecimentos prévios e eventuais lacunas na formação dos escolares, assim como levantamento de dúvidas e curiosidades. Serão propostas aulas interativas que subsidiarão a produção textual e dos vídeos, que serão feitos de forma coletiva, suprindo as demandas dos alunos e sendo avaliados por eles. Espera-se que os graduandos desenvolvam habilidades sobre como fazer a transposição didática, e diálogo com a comunidade escolar, além da ampliação dos conhecimentos para os escolares, assim como uma melhor preparação para o vestibular, bem como auxiliará na formação de indivíduos críticos do seu papel socioambiental.
Problema que resuelve su propuesta
O projeto se volta para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, escolha justificada pela importância dessa etapa educativa que historicamente vem sofrendo com reformas, que não trouxeram ganhos qualitativos, em especial nas escolas públicas. Considerando a urgência na solução dos problemas ambientais e na ausência desse tema nas escolas públicas, pretendemos realizar um trabalho coletivo de transformação do conhecimento em textos e vídeos que sejam dialógicos, e consigam sensibilizar os adolescentes para com as questões ambientais. Desse modo, levando uma compreensão de conteúdos científicos para transformar as práticas sociais na direção da proteção do meio ambiente, permitindo o desenvolvimento de valores e atitudes que levem à proteção dos ambientes naturais e construídos, fundamentados na noção de justiça e equidade socioambiental (BRASIL, 2012, Artigo 3º).
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O impacto social será gerado com o aprimoramento do repertório relacionado às questões ambientais do país, permitindo uma melhor formação dos alunos do ensino médio que terão a oportunidade de fazer reflexões sobre comportamentos impostos pela sociedade. Promovendo a formação de indivíduos críticos do seu papel socioambiental, permitindo uma libertação dos paradigmas de consumo, que assola não apenas nossa sociedade como também os recursos naturais do planeta. As discussão sobre diferentes temas em relação à conservação da biodiversidade serão: a) o que é a biodiversidade; b) porque ela é importante; c) quais as causas da perda de biodiversidade; d) quais as consequências da perda de biodiversidade; e) quais as possíveis soluções para desacelerarmos a extinção das espécies. Gerando também o encorajando os cidadãos a se envolverem com as questões ambientais, assim com o engajamento por meio de pressão pública para que mais medidas de proteção sejam implementadas no país.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Apesar do Brasil ser considerado um dos países megadiversos (ABRANCHES, 2020; MITTERMEIER et al., 2005) e berço de dois hotspots mundiais (Cerrado e Mata Atlântica (MYERS et al., 2000), uma parcela significativa da população brasileira não está ciente dos grandes riscos à nossa biodiversidade. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) alerta para a diminuição da capacidade de produção de alimentos por conta da perda de biodiversidade. Cerca de 20% da área cultivável está menos produtiva e entre as espécies mais ameaçadas estão os polinizadores que provêm serviços essenciais a três quartos das lavouras no mundo. Dessa forma, é urgente que a população reflita sobre os modos de produção atuais da importância da biodiversidade, que deve ser tratada como um recurso insubstituível e uma peça-chave nas estratégias de gestão (FAO, 2019). Por isso, precisamos de um maior acesso aos conhecimentos científicos atuando na formação de nossos cidadãos.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
SDG 4: Quality Education
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Biodiversidade, quem se importa?"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Adrian a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Muito bom !
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito lindo!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muitoo bom!!
Responder
Reportar
hace 2 años