Costurando Redes de Impacto

Nossa solução gera impacto social direto nas comunidades, promove a cultura oceânica e atua na problemática do lixo no mar através do “upcycling” de redes de pesca usadas, evitando que sejam abandonadas ou descartadas no ambiente marinho e se tornem redes fantasmas. Produzimos e comercializamos produtos de alto valor agregado feitos diretamente em comunidades costeiras, gerando renda e preservando saberes culturais tradicionais dessas comunidades. Em 1 ano, conseguimos gerar +45k na comunidade, vender + de 5000 produtos unitários e coletar 300kg de rede de pesca só nos 4 primeiros meses desse ano. Hoje, cerca de ⅓ do valor da venda final vai para os caiçaras envolvidos.Já temos uma ideia validada e estamos em fase de tração e crescendo mensalmente, mas ainda não atingimos a sustentabilidade financeira, e precisamos realizar pagamentos a equipe para aumentar o tempo até o negócio se estabilizar e atingir a independência financeira, sem deixar que a iniciativa morra.
Problema que resuelve su propuesta
Temos observado o aumento do esforço de pesca e, com ele, o crescimento na quantidade de redes de emalhe usadas e descartadas. Esse cenário potencializa o aumento da pesca fantasma, que prejudica as comunidades costeiras econômica e ambientalmente - como ocorre com as comunidades caiçaras de Ilha Grande -RJ, que também enfrentam a perda de território e cultura. Alternativamente, redes de pesca podem ser reutilizadas para gerar renda e visibilidade às comunidades locais, conservar o ambiente e aproximar pessoas e oceano. Possuímos um modelo de negócio socioambiental, no qual redes de pesca descartadas em Angra dos Reis são reutilizadas e transformadas em produtos de alto valor agregado (upcycling). Nosso maior diferencial é combinar técnicas tradicionais (saberes culturais típicos) com modernidades tecnológicas, gerando renda em núcleos populacionais locais. Já existe uma produção estruturada e de baixo custo, onde sacos e bolsas são feitos na própria comunidade.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Queremos ser um exemplo de modelo de negócio que consegue conectar sustentabilidade, ciência, comunicação e valorização cultural. Além de mostrar que é possível desenvolver novos modelos e soluções robustas e consistentes para problemas reais. Essa proposta traz impactos sociais às comunidades locais e aos consumidores; econômicos ao gerar renda em comunidades costeiras; e ambientais ao lidar com um dos macrolixos mais danosos ao ambiente marinho, com ramificações positivas para todo o meio. Um oceano limpo é um oceano sem redes de pesca, onde essas possam ter um melhor destino. Se essas redes são usadas para gerar renda em comunidades costeiras, que historicamente dependem do mar e enfrentam dificuldades no momento, contribui-se também para um oceano produtivo e sustentável. Por fim, produtos de rede de pesca que podem ser entregues para todo o país ajudam a aproximar pessoas e oceano, tornando-o conhecido e valorizado.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Queremos construir um mundo melhor, somos natureza e dependemos do oceano. Acreditamos na possibilidade de inovar com um novo modelo de negócio, de impacto socioambiental, retrabalhando um resíduo prejudicial a vida marinha (ODS 14) de maneira responsável e que gere renda nas comunidades costeiras, em um processo participativo e que respeite a diversidade e cultura local (ODS 8, 9, 10, 12). Um de nossos pilares é incluir mais mulheres nos processos (ODS 5), uma vez que o conhecimento de costura das redes de pesca está concentrado na mão de homens na região de atuação.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Costurando Redes de Impacto"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Marulho Quer dizer Barulho do Mar a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¡Hola! ¿Cómo estás? Mi nombre es Lucía, trabajo en Ashoka y seré tu mentora en este primer momento. ¡Muchas gracias por subir tu idea y disculpa la demora! Nos interesa que puedas desarrollar lo más posible cómo está formado tu equipo, cómo piensas tu modelo de negocios para hacerlo sostenible, qué herramientas piensas usar para llevar a cabo tu idea, y cuánto conoces a la población beneficiaria de tu proyecto. Recuerda que tienes hasta el 18/7 para agregar y modificar tu propuesta (debes hacerlo directamente en el formulario ya que ahí lo recibirán los evaluadores). Además ten en cuenta que mientras más votos tenga tu idea, será mejor! ¡Nos vemos!
Responder
Reportar
hace 2 años