Lixo no Mar: e eu com isso?

A ação “Lixo no Mar: e eu com isso?” propõe levar ao conhecimento dos vereadores municipais que a maneira como se produz e gerencia os resíduos sólidos nas cidades do interior tem total ligação com a poluição dos oceanos e a saúde marinha. A formação deste grupo ocorrerá através de reunião formativa on-line ou presencial com os vereadores de cidades pré-definidas, visando fomentar a formulação de possíveis leis, ações, estudos, programas, projetos e ações relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos, educação ambiental, movimento lixo zero, economia circular entre outros temas que beneficiarão toda a cidade e os oceanos. Essa ação com o poder público integra o projeto Eco na Prática que existe desde 2019 atuando com educação ambiental para a sociedade civil com viés extencionista dos saberes adquiridos durante formação acadêmica em Gestão Ambiental na USP pelas fundadoras, com objetivo principal de trazer a sustentabilidade integral para o dia a dia de forma simples e profunda.
Problema que resuelve su propuesta
O problema a ser resolvido é o desconhecimento e desconexão da complexibilidade ambiental por parte do legislativo dos municípios, e como são pessoas que atuam nas tomadas de decisões e afetam milhares de pessoas diretamente ou indiretamente, é essencial que tenham contato e comecem a se apropriarem de com assuntos como o desta proposta, sobre como os resíduos das cidades do interior impactam na vida no mar. Enquanto os nossos governantes não se sentirem seguros e confortáveis nos temas ambientais para legislarem com assertividade nos municípios, continuaremos a ver ações desconexas ou até mesmo a falta de ações voltadas para o lixo nos rios e mares, mudanças do clima, saúde coletiva e global. Por isso é tão relevante que recebam formação de qualidade sobre a interligação dos ecossistemas naturais para que possam pensar em ações estratégicas em nível local.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Queremos levar a discussão da desconexão entre seres humanos e natureza para dentro do poder legislativo das cidades brasileiras impactando positivamente no envolvimento dos legisladores com a causa socioambiental e seu engajamento com a comunidade local. O intuito em direcionar a ação educativa para o poder legislativo dos municípios se dá porque esse grupo tem a tomada de decisão em suas mãos que interfere em todo o município, corpos hídricos e, consequentemente, no mar. Por isso é essencial que esses agentes se apropriem da complexidade ambiental e estejam capacitados para cumprirem seus deveres socioambientais como representantes da comunidade.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Temos urgência de transformação diante das crises ambientais que estamos vivenciando. Por décadas a questão ambiental foi vista como uma preocupação “futura”. Porém, presenciamos hoje as consequências de um modelo de vida distante da Natureza, desconectado da corresponsabilidade em cada hábito diário, e ainda, desassociado de políticas públicas de muitas cidades e nações. Uma vez que a consciência ecológica se torna uma demanda a curto prazo e a integração de saberes acerca da sustentabilidade é uma necessidade que permeia os diferentes setores da nossa sociedade, o envolvimento com a questão dos oceanos e o meio ambiente, para jovens como nós, com conhecimento científico e atuante nas causas ambientais, é imprescindível. Atuar em rede para fortalecer a integração de diálogos e construções coletivas para cocriar presente & futuro de forma prática, lúcida e com potencial catalisador de mudanças a serviço da saúde planetária e humana é o que nos move!
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 12: Consumo responsável e produção
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Lixo no Mar: e eu com isso?"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Cássia a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario