Painel de Monitoramento dos Oceanos - Clor-A

O Sensoriamento remoto, devido a cobertura sintética e a consistência temporal de dados, apresenta vantagens como ferramenta de monitoramento.Este tem diversas aplicações ambientais, de modo que para os oceanos e as zonas costeiras, os dados e técnicas podem auxiliar no monitoramento e gerenciamento de áreas para as diversas finalidades, tais como a produtividade dos oceanos e sua relação como fatores abióticos. As diferentes concentrações de clorofila-A podem indicar potencial aumento de densidade bacteriana, além de demonstrarem o potencial de produtividade dos oceanos. Estas concentrações apresentam relações íntimas com a temperatura de superfície dos oceanos. Além disso, esse fenômeno pode estar intimamente relacionado com potencial poluição química de corpos hídricos. O objetivo dessa proposta é gerar painéis, códigos e mapas a partir de imagens multiespectrais em escala temporal definida que permita monitorar as concentrações de clorofila-A na costa brasileira.
Problema que resuelve su propuesta
Populações residentes na costa brasileira, em especial ribeirinhos e comunidades tradicionais que têm suas vidas impactadas diretamente pelo desequilíbrio de ecossistemas marinhos. Além disto, esse projeto apresenta interesse público, visando a conservação e manutenção das características bióticas dos ambientes costeiros, procurando atender políticas públicas que muitas vezes necessitam de dados temporais e relacionais , facilitando a tomada de decisão. O projeto terá como área de atuação a costa brasileira. As Consequencia se darão por Disponibilização de análises de dados por sensoriamento remoto em escala temporal da zona costeira brasileira, permitindo monitoramento de mudanças referente a temperatura de superfície e Clorofila-A, bem como a identificação de padrões de ocorrência, permitindo melhora na gestão ambiental da zona costeira e promoção de políticas públicas eficientes, impactando índices de qualidade ambiental e saúde populacional. Manutenção da Saude,Humana e oceanica.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Melhoria da Gestão ambiental e costeira no Brasil, maior atenção a saúde dos oceanos limítrofes a costa brasileira, e melhoria nos indicadores sociais referentes as populações que dependem do mar para sua sobrevivencia
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Os oceanos são o novo front das preocupações ambientais globais e necessitam de maior atenção por parte dos atores competentes, eu e minha equipe, temos muita vontade de utilizar das geotecnologias para dar respostas a estas demandas, com vistas a proteger e melhor gerir estes ecossitemas, contribuindo para o progresso da relação entre a humanidade e o meio ambiente.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Painel de Monitoramento dos Oceanos - Clor-A"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Mateus Jesus a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¡Hola! ¿Cómo estás? Mi nombre es Lucía, trabajo en Ashoka y seré tu mentora en este primer momento. ¡Muchas gracias por subir tu idea y disculpa la demora! Nos interesa que puedas desarrollar lo más posible cómo está formado tu equipo, cómo piensas tu modelo de negocios para hacerlo sostenible, qué herramientas piensas usar para llevar a cabo tu idea, y cuánto conoces a la población beneficiaria de tu proyecto. Recuerda que tienes hasta el 18/7 para agregar y modificar tu propuesta (debes hacerlo directamente en el formulario ya que ahí lo recibirán los evaluadores). Además ten en cuenta que mientras más votos tenga tu idea, será mejor! ¡Nos vemos!
Responder
Reportar
hace 2 años