Menos Plástico é Mais

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (2021), o Brasil recicla apenas 2,1% de todos os resíduos coletados. Desse modo, essa imensa quantidade de lixo acaba se direcionando para lixões, aterros e muitas vezes para os oceanos, acarretando na poluição e na morte de animais marinhos. Sendo assim, o projeto de extensão Menos Plástico é Mais (MPEM), do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), tem como objetivos a conscientização da população acerca da problemática do plástico através de coletas de lixo nas praias, produção de conteúdo para o Instagram e Facebook e palestras em escolas de ensino fundamental. Além disso, para reverter o descarte do plástico, o projeto investe na produção de tecnologias a partir do plástico recolhido nas coletas. Atualmente, desenvolve pesquisas acerca da implementação do plástico reciclável no concreto, em fibra óptica e sobre casos de Racismo Ambiental no Rio de Janeiro.
Problema que resuelve su propuesta
O plástico se popularizou nos anos 50 devido a sua praticidade e baixo custo, e a partir de então, impacta negativamente o meio ambiente e a sociedade, essencialmente pela falta de políticas de conscientização ambiental e descarte correto, gerando graves consequências. Um grande exemplo é o entupimento de bueiros por sacolas plásticas, o que acarreta em enchentes e poluição, fazendo com que muitos moradores se encontrem desabrigados ou com grandes perdas econômicas. O plástico também é um grande vilão frente ao oceano, pois muitos animais marinhos morrem por ingestão e enforcamento desses resíduos. Segundo a BBC News, estima-se que em torno de 100 mil mamíferos e pássaros morram sufocados por ano por ingerirem sacos plásticos. Além disso, há o impacto ainda desconhecido na saúde humana com os microplásticos. Dessa forma, é de extrema importância que se reduza o impacto do plástico na natureza, pois ele afeta diretamente as populações mais vulneráveis e todo o ecossistema.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O Menos Plástico é Mais atua desde 2018 com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado por polímeros plásticos, promovendo mutirões de limpeza às praias do RJ, que visam a retirada de resíduos deixados por banhistas e trabalhando na conscientização da comunidade local. Até o momento, foram realizadas 6 campanhas de coleta nas praias do Rio de Janeiro, e estima-se que mais de 14161 bitucas de cigarro, 1872 canudos, 1276 tampinhas, e 30kg de outros resíduos foram recolhidos. O material recolhido nas praias é levado aos laboratórios do Cefet/RJ, onde são separados, higienizados e contabilizados. Há diversas vertentes de estudos, como a nossa pesquisa para reutilizar tais materiais na construção civil. Nas redes sociais do projeto, o MPEM realiza o trabalho de divulgação científica acerca da temática em questão, de modo a facilitar o acesso a informações confiáveis, onde engajamos um total de 938 e 942 seguidores no Instagram (@menosplasticoemais) e Facebook, respectivamente.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Toda área oceânica ocupa 70% da superfície da Terra sendo responsável por absorver 90% de todo o gás carbônico presente na atmosfera, de acordo com dados divulgados pelo Greenpeace. Soma-se a isso o fato do oceano ser de fato o pulmão do mundo, pois através da fotosssíntese o fitoplacnton produz o gás oxigênio tão necessário à vida. Esses fatos são o que nos motiva a empenhar questões em prol da preservação oceânica, uma vez que qualquer alteração mais dramática nos mares afeta diretamente a vida em toda Terra. Portanto, pela gravidade do problema e sua invisibilidade, almejamos com o projeto diminuir tal impacto ambiental causado principalmente pelos polímeros plásticos, conscientizando as pessoas, desenvolvendo e estudando maneiras de reinserir os resíduos na construção civil.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Menos Plástico é Mais"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Menos Plástico é Mais a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario