Jardim de Botânico na periferia de São Paulo

O projeto busca promover a conservação do patrimônio natural e cultural de São Paulo através da instituição de um Jardim Botânico em Parelheiros. O local de implantação possui relevância para conservação dos ecossistemas terrestre e aquático por se encontrar ao lado do Corredor Ecológico da Mata Atlântica e na bacia hidrográfica da Represa Guarapiranga, essenciais para o abastecimento de água da cidade. Sendo assim, o projeto pretende fomentar a pesquisa científica e ações de conservação da vegetação, além da criação de uma coleção botânica com espécies regionais. Junto ao valor ambiental, o projeto é importante socioculturalmente por criar um espaço aberto ao uso público, disponível à visitação de escolas e universidades, por servir como espaço de lazer à população e com oferecimento de cursos de capacitação na área agrícola e ambiental. O projeto será implantado em um sítio já existente; a proposta se originou do desejo da proprietária de destinar a área a um uso social.
Problema que resuelve su propuesta
Parelheiros possui o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de São Paulo e chama a atenção por possuir muitas propriedades rurais que abastecem a zona urbana com toda sorte de gêneros alimentícios hortifrutigranjeiros. No entanto, é marcada também pela quase absoluta ausência de equipamentos culturais e de espaços de lazer, e por ocupações irregulares, frequentemente à beira das represas Billings e Guarapiranga. Os altos índices de desemprego, a desatenção do poder público e a falta de sentimento de pertencimento da população agravam os problemas. Frequentemente, os empregos disponíveis na região não encontram trabalhadores com qualificação técnica para ocupá-los. Ainda assim, a maior parte desses problemas geralmente se encontra dissociada da visão que se tem de uma metrópole como São Paulo. É precisamente em face do esquecimento dessa região rural e periférica que este projeto encontra sua razão de ser.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O impacto mais imediato da proposta seria a proteção da vegetação do sítio, composta por espécies em perigo crítico de extinção, como a Araucaria angustifolia, hoje ameaçada pelas ocupações irregulares nos arredores. Após o estabelecimento do jardim, os impactos sociais seriam a oferta de um equipamento de lazer às comunidades próximas; a disseminação de projetos de educação ambiental, com possibilidade de visitas de escolas; a qualificação técnica de profissionais altamente demandados na região, como agricultores, viveiristas, jardineiros, paisagistas etc.; a possibilidade de aumentar a geração de emprego e renda na região, em decorrência do caráter turístico da proposta; e o resgate da história da região, que tem origem étnica bastante diversa e ainda hoje abriga duas das três aldeias indígenas em território paulistano: Barragem e Krukutu.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Sou estudante do 5º ano do curso de Engenharia Florestal. Entrei na universidade buscando entender os problemas socioambientais que o Brasil compartilha com seus vizinhos latino-americanos. Durante esses cinco anos estudando florestas, notei que apesar de a Mata Atlântica constituir um dos ecossistemas mais biodiversos do mundo e ser atualmente o bioma mais ameaçado do Brasil, a urgência de sua conservação e seu potencial para experimentos de desenvolvimento sustentável — uma vez que abrange grandes núcleos urbanos — ainda não recebem a atenção necessária. A questão do meio ambiente é, portanto, a base da minha vida profissional, ao longo da qual pretendo contribuir na busca por melhoria de qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das comunidades em áreas de florestas e em suas circunvizinhanças. Sendo assim, acredito que seja fundamental pensar em soluções que incluam e mobilizem as comunidades que hoje se encontram nas fronteiras entre a floresta e o ambiente urbano.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 15: A vida em terra
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Jardim de Botânico na periferia de São Paulo"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Lucas a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Animada com esse projeto!
Responder
Reportar
hace 2 años