Biodigestores caseiros

A maioria dos rios está eutrofizada devido à entrada de nutrientes em excesso, que entra por escorrência superficial tanto por esgotos como por resíduos da criação de animais ou por percolação pelo lençol freático. Com muitos nutrientes os rios passam a ter muitas plantas flutuantes geralmente aguapé (Eichornnia crassipes) e alface d’água (Pistia stratiotes). Quando em pouca quantidade ajudam a depurar o rio, mas quando fecham toda a superfície, contribuem com a sua degradação. A qualidade dos rios afeta a vida no oceano. Como solução tem de diminuir a entrada de nutrientes nos rios, e retirar o excesso de plantas aquáticas da água. A proposta deste projeto é capacitar e ajudar na instalação de biodigestores caseiros em residências ribeirinhas, que usarão a biomassa das plantas aquáticas dos rios para a produção de biofertilizante e biogás, melhorando assim os rios e sua economia familiar. O projeto atende 5 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos para 2030 .
Problema que resuelve su propuesta
Atualmente nossos rios sofrem bastantes com a eutrofização devido à presença do excesso de nutrientes na água. Entre eles tem a amônia que é tóxica aos peixes. A capacidade de autodepuração pode ser comprometida caso não haja uma diminuição da presença desses nutrientes, que ocorrem pela escorrência superficial tanto por esgotos como por resíduos da criação de animais ou por percolação pelo lençol freático. A qualidade da água que chega à foz dos rios pode afetar diretamente na qualidade dos estuários e oceanos, trata-se de regiões ricas biologicamente e serve de berçário para várias espécies. Faz-se necessário evitar a entrada de nutrientes e fazer o manejo das plantas aquáticas em excesso. A biodiversidade é perdida pela perda de qualidade de água.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Com o aproveitamento adequado dos resíduos da criação de animais e de plantas flutuantes em excesso, aumentará a saúde e bem estar da população, por reduzir o mau cheiro, e a propagação de vetores de doenças destes animais, além de transformar um problema em soluções. O uso do biodigestor caseiro traz uma, melhoria significativa na economia familiar, através de biofertilizantes e biogás, que pode ser usado no fogão. Outro ponto importante vai ser na contribuição que esta população ribeirinha fará ao retirar o excesso destas plantas dos rios, porque em menores densidades auxiliam na autodepuração do rio em em grandes quantidades degradam a água. Com isso haverá não apenas melhoria na qualidade ambiental, mas o aproveitamento dessa biomassa para a produção de biogás para os fogões e biofertilizante para a produção de alimentos.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
O planeta é regido por interações, tanto nos continentes quanto nos oceanos. Para que ocorra o equilíbrio nos oceanos, tem de haver gestão ambiental e redução de impactos negativos nos continentes. A eutrofização em rios é um dos problemas que chega aos oceanos, visto que muitos animais marinhos reproduzem nos estuários que são as áreas de mistura entre os rios e os oceanos. Se os estuários estão poluídos isso afeta a vida marinha. Nutrientes demais provocam a eutrofização. Desta forma, ações como esta proposta trazem benefícios sociais e ambientais contribuindo com a sustentabilidade planetária. Nos interessa envolver nestas questões, porque acreditamos que a responsabilidade de melhorar o planeta está em cada um de nós.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 6: Água limpa e saneamento
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Biodigestores caseiros"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Ana Eduarda a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¡Hola! ¿Cómo estás? Mi nombre es Lucía, trabajo en Ashoka y seré tu mentora en este primer momento. ¡Muchas gracias por subir tu idea y disculpa la demora! Nos interesa que puedas desarrollar lo más posible cómo está formado tu equipo, cómo piensas tu modelo de negocios para hacerlo sostenible, qué herramientas piensas usar para llevar a cabo tu idea, y cuánto conoces a la población beneficiaria de tu proyecto. Recuerda que tienes hasta el 18/7 para agregar y modificar tu propuesta (debes hacerlo directamente en el formulario ya que ahí lo recibirán los evaluadores). Además ten en cuenta que mientras más votos tenga tu idea, será mejor! ¡Nos vemos!
Responder
Reportar
hace 2 años