Casa da Dona Antônia

A Casa da Dona Antônia é um espaço que objetiva acolher as memórias das comunidades periféricas dos bairros do Valqueire e Pça Seca, evidenciar seus mais variados saberes e revertê-los em iniciativas inovadoras para a região. A ideia é construir atividades e iniciativas entorno dos pilares MEMÓRIA, SABERES E COMUNIDADE. Encorajar os indivíduos a colocarem suas potências a favor da comunidade.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Falta de um espaço que colha e preserve a memória comunitária, promova cultura e de educação integrada para potencializar iniciativas inovadoras na comunidade.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
A casa recentemente promoveu a Oficina de Pipa - Um saber infantil que reuniu 10 crianças entre 7 e 11 anos que refletiram sobre a prática do soltar pipa como uma atividade que marca suas identidades individuais e de suas comunidades. Um dos instrutores da oficina foi o Erick, de 11 anos, pipeiro nato. A atividade estava relacionada ao pilar dos saberes.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
A casa da dona antônia une pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável de uma comunidade. Trabalha o tema da memória comunitária, algo urgente considerando a ausência de narrativas a partir dos indivíduos que ocuparam esse território. Viabiliza a transmissão dos saberes, empoderando os moradores acerca dos seus mais variados conhecimentos e e possibilita a aprendizagem por uma perspectiva diferente da educação formal. Por fim as atividades resultam em ações concretas e inovadoras para a região como novos empreendimentos, ações revitalizadoras e eventos em espaços públicos.
Nombre y apellido representante del equipo
Natália Oliveira
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Casa da Dona Antônia"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Natalia Oliveira a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario